10 Melhores praias de São Paulo
O estado de São Paulo possuí algumas das mais espetaculares e belas praias do Brasil, com suas paisagens maravilhosas que começam no Norte e se estendem até o Sul do estado. O litoral é o principal destino turístico e a primeira opção de férias para os paulistas. Então, que tal viajar com a família pelo litoral? Confira as melhores e mais lindas praias do estado de São Paulo.
Picinguaba – Ubatuba
Localizada no núcleo de conservação do Parque Estadual Serra do Mar e tombada pelo Patrimônio Histórico, Picinguaba, que em tupi-guarani significa “reduto de peixes”, tem como característica areias claras, águas verdes e calmas. Abriga uma colônia tradicional de pescadores e fascina com seu contraste entre mar, montanha, gaivotas e coloridas canoas.
Existem muitos pontos turísticos e passeios para se fazer em Picinguaba, que fica perto da divisa Rio de Janeiro/São Paulo. O local, de natureza preservada, não possui bares nem quiosques.
Feiticeira – Ilhabela
É umas das praias mais conhecidas de Ilhabela, com águas cristalinas, calmas e piscinas naturais. Atraí muitos visitantes que procuram realizar mergulhos e passeios de caiaques e stand-up paddle, comuns no local. Há também um casarão de antigos escravos e muitas lendas da praia.
Localiza-se ao sul da ilha, a aproximadamente 4 km da balsa.
Riviera de São Lourenço – Bertioga
Quem visita Bertioga se deslumbra facilmente com suas praias lindas, é o caso da badalada Praia Riviera de São Lourenço, localizada em um condomínio fechado com vários prédios e mansões, tudo com muito glamour e luxo.
É frequentada por pessoas da alta sociedade. A praia é limpa e tranquila boa parte do ano, exceto nos feriados prolongados, Réveillon e verão.
Praia do Arpoador – Peruíbe
A intocada Praia do Arpoador, em Peruíbe, possuí beleza rara, um local selvagem que está em área de proteção ambiental e é supervisionada por monitores nas trilhas e pelo mar. Sua paisagem é completa por duas cachoeiras que desaguam na praia, de mar bem limpo e agitado.
Seu acesso é feito somente por barco ou trilha e é um verdadeiro paraíso escondido entre dois maciços rochedos. Uma ótima dica para quem procura um refúgio tranquilo, com um pôr-do-sol simplesmente espetacular.
Praia do Bonete – Ilhabela
A Praia do Bonete na parte sul de Ilhabela, é considerada por muitos uma das mais lindas, não apenas da região, mas também do país.
A praia é muito bonita, com águas límpidas e areia bem branca, possui orla de aproximadamente 800 metros de extensão, com um rio ao seu lado esquerdo, onde canoas de uma acolhedora vila caiçara enriquece o visual.
Só se chega a praia do Bonete de duas maneiras: De barco, que sai do bairro de Borrifos, praia do Curral ou da balsa de Ilhabela. O custo pode variar bastante entre 30 e 60 reais (apenas ida).
Outra maneira de chegar a magnífica Praia do Bonete é por trilha, que pode demorar em torno de 4 horas de caminhada, por isso se aconselha ir com guia. O nível de dificuldade da trilha varia de acordo com o trecho. A trilha tem início na Ponta da Sepituba e tem 15 km de extensão. Aconselha-se tanto na trilha quanto na praia usar repelente.
O mar é bom para surf, oferecendo ótimas ondas. Bonete é uma praia maravilhosa, isolada e muito preservada. Mas tudo isso tem um preço, como o custo do barco ou o próprio suor durante uma longa trilha.
Maresias – São Sebastião
Uma das mais visitadas e badaladas do litoral norte de São Paulo. As pessoas a preferem pelo seu agito e seus ótimos frequentadores.
Maresias é uma referência mundial do Surf, sediando campeonatos nacionais e internacionais. Seu mar com ondas perfeitas, convida muitos amantes do surf para visitá-la. Possui uma excelente infra-estrutura, contando com shopping, bares, restaurantes, hotéis, pousadas, danceterias, pequenos mercados e diversas barracas na praia para atender aos seus turistas.
Sua areia é clara e fofa, fazendo limite com diversas casas e sofisticados condomínios. De frente para o mar existe uma praça central com pista de skate.
Praia da Fazenda – Ubatuba
A praia da fazenda é um verdadeiro oásis em meio à confusão do período de férias e verão. É extensa e linda, com águas claras e calmas, ondas pequenas, areias claras, e ainda dois rios bons para banhos.
Ela abriga a Sede Administrativa do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba. Por estar localizada em Área de Preservação Ambiental não oferece barracas.
É recomendável levar lanche e água, por ser bem perto da mata, ao final da tarde os insetos atacam muito. Procure ficar próximo a água.
Ilha do Cardoso – Cananéia
A Ilha do Cardoso é um lugar tranquilo, com infraestrutura suficiente para receber turistas afim de conhecer um pouco mais da natureza da região, com acesso apenas por barcos. No local, é possível avistar golfinhos e muitos pássaros da ilha. Um ótimo lugar também para tomar um bom banho de mar.
A Ilha do Cardoso contém várias praias:
Praia Marujá: É a maior praia da ilha com 18 km, de lá se pode avistar a ilha de Castilhos. A vila localizada ao sul da ilha, é muito visitada no verão, pois disponibiliza os melhores passeios.
Praia da Laje: Também é extensa, tem faixa de areia fina e mar forte. Por perto dos costões dá para praticar a pesca de arremesso. Andando pela mata adentro, você encontra diversas piscinas naturais.
Praia do Fole Pequeno e do Fole Grande: São separadas por um rochedo, a areia é firme e clara. O acesso é feito a pé por Cambriú ou pelo mar.
Praia do Cambriú: Praia muito bonita de areias finas, o mar é propício para pesca. O acesso é feito por barco, saindo de Cananéia ou Pereirinha.
Praia do Ipanema: A praia é linda e deserta, com a vegetação conservada e sem urbanização. Tem piscinas naturais formadas por círculos de pedras, o que é ótimo para banhos. O acesso é feito a pé por Itacuruçá.
Praia do Itacuruçá: A praia é plana e larga, com vegetação rasteira. Fica próxima a ponta do Perigo, onde ficam bancos de areia submersos, que causam correntezas e ondas fortes deixando os navegantes com medo.
Praia do Perequê: É onde fica a sede do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, de lá existem saídas para as trilhas.
Praia Domingas Dias – Ubatuba
A pequena praia é bastante tranquila e boa para mergulho livre e para crianças, sendo muito procurada por famílias. Tem cerca de 400 metros, fica a 16 quilômetros do centro, com areias macias e águas calmas e cristalinas, com grandes pedras em sua costeira. O condomínio que cerca a praia cuida do local, mantendo-o limpo e agradável. O acesso é através do Condomínio Pedra Verde, na Praia do Lázaro, com passagem livre na portaria.
A praia Domingas Dias, com a Praia do Lázaro e a Praia da Sununga, forma um dos mais famosos conjuntos de praias de Ubatuba, sendo assim um dos cartões postais mais famosos da cidade.
Está inserida em um contexto estrutural que forma juntamente com a Ilha Anchieta e o Saco da Ribeira, um micro-destino completo. Por sua ótima localização, a Domingas Dias possui boa estrutura comercial e hospedagem.