Os pontos turísticos mais visitados do Brasil
Nossa dica de hoje vai para aqueles que pretendem viajar e encontrar muitas paisagens lindas sem sair do Brasil. Nosso país é o quinto maior do mundo em termos de extensão e possui diversas paisagens e uma variedade climática que agrada a todos, desde lindas praias, a floresta Amazônica ou áreas de montanha com clima mais frio.
Além de todas essas opções naturais para conhecer, o Brasil ainda conta com diferentes construções e monumentos que também atraem muitos turistas, e que contam a história de nosso país. Quer conhecer mais as belezas do Brasil? Escolha o clima de sua preferência e não perca nossa lista abaixo.
Corcovado, Cristo Redentor, Pão de Açúcar – RJ
O Corcovado, com 710 metros de altura, é com certeza o morro mais famoso do Rio de Janeiro e onde está a estátua do Cristo Redentor. Do local, é possível avistar muitas outras belezas da “Cidade Maravilhosa”. Localiza-se no Parque Nacional da Tijuca.
O Cristo Redentor, inaugurado em 12 de outubro de 1931, pesa 1.145 toneladas e mede 32 metros de altura. É uma das sete maravilhas do mundo moderno e um dos principais símbolos e cartões postais do país. Apenas o caminho para chegar até a estátua já vale o passeio. De trem, bondinho ou elevadores panorâmicos, não importa, a floresta e as lindas paisagens do Rio de Janeiro fazem do passeio um dos mais bonitos e deslumbrantes.
Outro cartão postal da cidade é o Pão de Açúcar, que fica no bairro da Urca. O local oferece uma visão de 360º da cidade, além de outra atração complementar que é o passeio de teleférico, que liga a Praia Vermelha e o Morro da Urca ao Pão de Açúcar.
Para visitar o lugar, o turista deve percorrer um caminho de 1.263 metros, feito em poucos minutos e que conta, em sua última parte, com um bondinho envidraçado com vista panorâmica das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói
Cataratas do Iguaçu – PR
As Cataratas do Iguaçu estão localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, tombado como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela UNESCO. É um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil e está divido entre a Argentina. Suas 275 quedas d´água impressionam pela força e em época de cheia formam uma só queda.
No Parque Nacional do Iguaçu, também está a Usina de Itaipu uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, a segunda maior usina do mundo, lugar muito visitado.
Praias do Nordeste, Lençóis Maranhenses – MA
As praias do litoral Nordeste do Brasil estão entre as mais belas e visitadas do país, com clima ensolarado e quente o ano todo. Suas praias agradam turistas que procuram diversão, baladas, práticas de esportes, e pessoas que querem relaxar com praias mais calmas e desérticas, todas com lindo cenário. Alguns exemplos estão Jericoacoara, Genipabu, Praia de Pipa, Praia do Forte, entre muitas outras.
No Nordeste do Brasil encontra-se o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza, localizada na região nordeste do estado do Maranhão. O local é outro belo e visitado ponto turístico, com 155 mil hectares de dunas, lagoas, rios e manguezais.
Centro Histórico de Salvador – BA
Salvador, capital da Bahia e primeira capital do Brasil Colônia, se destaca em todo Brasil por sua gastronomia, arquitetura, influência africana e música. Seu Centro Histórico foi declarado, em 1985, como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). É composto por monumentos históricos que datam do século XVII até o século XIX, casarões da época do Brasil Colônia, suas famosas ladeiras, casas coloridas, Fundação Casa de Jorge Amado, Museu Afro-Brasileiro, Memorial da Medicina Brasileira, Catedral Basílica, Igreja e Convento de São Francisco, Casa Ruy Barbosa, Palácio Arquiepiscopal de Salvador, Palácio Rio Branco, Plano Inclinado Gonçalves, Elevador Lacerda, Casa da Câmara, Solar Ferrão, além do famoso bairro do Pelourinho.
Bonito – MS
Bonito não é só o nome da cidade, mas também uma característica dessa linda opção turística e ecológica, com magníficos passeios e atrações. O local fica na região Centro-Oeste, no estado de Mato Grosso do Sul. Dentre suas várias e belas atrações, destacam-se os mergulhos em rios de águas transparentes, paisagens naturais, cachoeiras, grutas, abismos para rapel, cavernas e dolinas.
É também o principal município que integra o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, juntamente com Jardim, Guia Lopes da Laguna e Bodoquena. Bonito é a opção certa para você que busca esportes radicais e também para relaxar com as águas límpidas e tranquilas do lugar.
Floresta Amazônica – AM
O Amazonas possui uma característica inigualável por abrigar duas das maiores riquezas que há no mundo: as maiores bacias hidrográficas do planeta (a bacia hidrográfica Amazônica), e a maior floresta tropical úmida (a Floresta Amazônica). Grande parte do seu território é ocupado pela rica Amazônia, a região natural brasileira que possui uma biodiversidade com magnitudes impressionantes, reservando segredos ainda desconhecidos pelos homens. Assim, é considerada o maior patrimônio ecológico do planeta e ficou conhecida como “Pulmão do Mundo”.
O local possui diversos pontos turísticos incríveis, que merecem ser visitados, como o Jardim Botânico Adolpho Ducke, que conta com trilhas com guias, exposições, produção de mudas, entre outros atrativos. O Centro Cultural Palacete Provincial também merece ser visitado, já que o centro abriga o Museu de Numismática, Pinacoteca do Estado, Museu de Arqueologia, Museu da Imagem e do Som do Amazonas, o Museu Tiradentes, além do Relógio Municipal, que foi erguido para celebrar o centenário da elevação de Manaus à categoria de cidade.
O Encontro das Águas em Manaus é uma das mais belas imagens que a natureza pode proporcionar e que, com certeza, forma um dos mais lindos pontos turísticos do Brasil. Ocorre no ponto em que os cursos dos Rios Negro e Solimões se juntam para formar o Rio Amazonas. Devido às grandes diferenças físico-químicas (densidade, temperatura e velocidade) entre os dois rios, suas águas, de cores negra e barrenta, correm paralelamente sem se misturar por vários quilômetros.
Pantanal – MT
O Pantanal Matogrossense é uma planície que anualmente é alagada por diversos rios que descem do Planalto Central Brasileiro. Mesmo no período de estiagem dos rios as regiões que formam baías de água salgada ou doce não secam. A área constitui uma enorme biodiversidade, conhecida principalmente pelos pássaros e peixes, além de formar uma paisagem única. O Pantanal oferece diversas possibilidades de passeios, seja para a prática da pesca ecológica, ou para observar a paisagem e animais.
Mercado Municipal de São Paulo – SP
Construído em 1933, o Mercado Municipal apresenta um dos projetos mais fascinantes do arquiteto brasileiro Ramos de Azevedo. Marcado por colunas, abóbodas e vitrais coloridos do artista russo Conrado Sorgenicht Filho, virou parada obrigatória nos roteiros turísticos.
O “Mercadão”, assim chamado pela maioria das pessoas, localiza-se na Rua Cantareira, no Centro Histórico da capital paulista, sendo um dos mais importantes pontos turísticos da cidade. É constituído por mais de 281 boxes para atender cerca de 20 mil fregueses que, a cada dia, levam mais de 350 toneladas de alimentos. Além disso, o mercado conta com uma saborosa área de alimentação, sendo assim possível comer o famoso sanduíche de mortadela ou o pastel de bacalhau.
De terça a quinta, o ponto turístico realiza visita monitorada por um guia, passando pelos pontos principais do Mercado, como o Hocca Bar e a sala VIP do Mezanino.
Congresso Nacional – DF
Inaugurado em 21 de Abril de 1960, pelo então Vice-Presidente João Goulart, o Congresso Nacional é uma dos projetos preferidos de Oscar Niemeyer. Sendo o principal cartão postal da cidade de Brasília, abriga o Senado e a Câmara dos Deputados.
Da construção, destacam-se as duas cúpulas representando os plenários: a cúpula maior (convexa) abriga o plenário da Câmara dos Deputados, e a cúpula menor (Côncava) o plenário do Senado Federal. Possui sistema de som que abrange todo o conjunto e possibilita o acompanhamento dos debates realizados nos plenários. Seu acesso é feito pela rampa do Congresso.
Também foi construído diversos anexos para gabinetes parlamentares e instalações de escritórios para as atividades de apoio. O anexo I é formado por dois prédios verticais de 28 pavimentos, onde funciona a administração das duas Casas Legislativas. Seu acesso é pela rampa do Congresso.
Há a possibilidade de visitas monitoradas em ambas as casas. Vale a pena conhecer os Salões Negro, Verde e Nobre, os Plenários da Câmara e do Senado, e as galerias, que unem o prédio principal aos anexos.
Todos que visitam ficam encantados com uma chapelaria, onde encontra-se um museu com o mobiliário do antigo Senado, que funcionou no Palácio Monroe, no Rio de Janeiro.
Jardim Botânico de Curitiba – PR
Sendo um dos pontos mais visitados de Curitiba, seja pelos próprios moradores ou por turistas, o Jardim Botânico é marca registrada da cidade. Inaugurado em 1991, recria à imagem dos jardins franceses, estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada.
No centro do parque, encontra-se uma linda estufa, onde sua arquitetura, em estrutura metálica e estilo art-noveau, foi inspirada em um palácio de cristal que existiu em Londres, no século 19. A estufa abriga espécies botânicas que são características da Mata Atlântica do Brasil, além de uma fonte d’água. O Parque possui uma pista de caminhada, onde atletas podem se exercitar e famílias podem levar seus filhos para passear e andar de bicicleta.
O Jardim Botânico conta ainda com o Museu Botânico Municipal, que atrai pesquisadores de todo o mundo. Tem espaço para exposições, biblioteca e auditório. Atrás da estufa está localizado o espaço cultural Frans Krajcberg, com exposição permanente de 114 esculturas desse artista/ambientalista.